sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ilhas da Florida - Keys





Em 1982, durante o Governo Reagan, houve uma repressão aos traficantes de drogas e imigrantes ilegais nas ilhas ao sul da Florida, com a instalação de pontos de inspeção a cada quarteirão.
Incomodados com o desconforto de terem de se identificar sempre que quisessem se deslocar, os cidadãos das ilhas se reuniram para um protesto e declararam independência dos EUA, fundando a República da Concha.
A ideia persisite até hoje, com a emissão de passaportes inclusive, tudo dentro do bom humor, já que os documentos não possuem qualquer validade jurídica.
O site da República da Concha, ao tratar da venda de passaportes, menciona em seu FAQ que ao menos um cidadão americano já foi salvo por estar portando o documento quando, em uma viagem à Guatemala, ao ser abordado por guerrilheiros separatistas, declarou não ser americano, mas cidadão conchano. Consta que ao invés de ser crivado de balas, encheram-no de tequila!


Pense em realizar o sonho de dirigir um conversível por estradas transitáveis, seguras, sinalizadas e com uma paisagem de tirar o fôlego... pensou? A estrada que sai de Miami e vai até Key West, na Florida, em grande parte do percurso permite ver o mar em ambos os lados da rodovia!


As ilhas vão se sucedendo, uma mais linda que a outra: Key Largo, Islamorada, Marathon, Lower Keys, Key West.



As casinhas, de telhados brancos, são um espetáculo de arquitetura em madeira. Compõe um cenário tropical de extremo bom gosto.


As águas límpidas vão do azul turquesa ao verde esmeralda, mostrando o esplendor da natureza.


Para cada ângulo que a câmera fotográfica é apontada, você pode ter certeza de que a foto sairá muito boa.


Para os amantes do mergulho, a região é repleta de corais muito coloridos e de formatos diversificados.


Pela localização privilegiada, é possível ver tanto o nascer do sol no mar, quanto o pôr do sol no horizonte marinho.


Key West é o ponto mais austral dos EUA, chegando a apenas 130 km de Cuba em sua extremidade!


Não espere mais, reserve seu carro na Hertz de Miami, que oferece preços acessíveis com seguro total e realize seu sonho! Eu adorei a experiência!




quinta-feira, 18 de abril de 2013

Verona, Vicenza e a disputa com Veneza no séc. XVI


Durante a Idade Média, os cidadãos europeus de classe mais abastada travavam verdadeiras disputas pela glória de serem lembrados para toda a eternidade via obras de arte, arquitetura, música e poesia. Para solucionar a questão da finitude, deixavam um legado que os tornaria imortais. A essa prática se dá o nome de evergetismo.


Andrea Palladio, arquiteto, tinha o sonho de transformar Vicenza em uma cidade mais rica e repleta de obras de arte que Veneza, sua referência a apenas 60 km de distância.


Palladio construiu inúmeros edifícios, entre eles o Teatro Olímpico de Vicenza, em 1579, uma obra espetacular, conservada impecavelmente até nossos dias, que chama a atenção não só pelos belos jardins, colunas e saguão majestoso, mas por ter utilizado a técnica de fundo infinito em seu palco, pela construção em perspectiva.


A apenas 40 km de Vicenza, temos Verona, a cidade de Romeu e Julieta. Cortada pelo Lungo L'Adige, conserva o aspecto antigo que a consagrou, transportando os visitantes em uma viagem pelo tempo.


Não deixe de conhecer estas duas cidades quando for a Veneza: são trajetos curtos, de no máximo uma horinha, que valem a pena!

















quarta-feira, 17 de abril de 2013

San Francisco, California


San Francisco é uma cidade fascinante, onde você encontra tudo misturado: modernidade, tradição, liberdade, arte, história, diversão, efervescência cultural, diversidade geográfica, tolerância às minorias.


Um conveniente boato, em 1849, fez com que centenas de embarcações americanas aportassem na Baía de São Francisco, até então território mexicano, em busca de ouro. Como não o encontravam, decidiram desmantelar as embarcações e construir casas com a madeira, prolongando a estadia. Assim nasceu San Francisco, que passou depois a integrar o território americano.


San Francisco foi o berço do movimento "flower power", nos anos 60, com a publicação do livro "On the Road" de Jack Kerouac, influenciado por Allen Ginsberg, nas esquinas das famosas ruas Haight com Ashbury. Até hoje o local é frequentado por hippies, comunidades alternativas e artistas em geral.


As ruas, famosas pelo sobe e desce íngremes, serviram de cenário para diversos filmes de perseguição automobilística, sendo Lombardi Street a mais famosa, pela sucessão de curvas 180 graus em apenas um quarteirão.


O cais oferece uma série de restaurantes e opções de lazer, entre elas o famoso sanduíche de carangueijo-rei (king crab).


Uma atração turística da cidade é a Ilha de Alcatraz, bem em frente ao cais. Era o presídio onde Al Capone ficou preso. Hoje pode ser visitada.


Golden Gate, a ponte que liga San Francisco a Sausalito, é imponente, está sempre coberta por uma névoa que surge do nada e fica ao lado de um antigo quartel do Exército americano, hoje um albergue Hostelling International, a mais barata e incrível opção de estadia na cidade, porque permite acordar com a vista da ponte!


Para maiores informações, acesse o site oficial da cidade.







terça-feira, 16 de abril de 2013

Castelos da Alemanha



Um dos maiores atrativos da Alemanha são os castelos.
Para quem gosta de alugar um carro e dirigir pelas estradas, a Rota dos Castelos, na beira do Rio Reno, é algo indescritível.



Escolha o desembarque em Frankfurt, onde todas as maiores locadoras de automóveis possuem lojas (as locações mais baratas da Europa) e desça em direção a Heidelberg.


A Castle Road começa em Mannheim, mas você pode virar à esquerda em direção à Hungria, que oportunidades de visualizar castelos em uma estrada cinematográfica não faltarão.


A estrada beira o rio, e os castelos vão surgindo em meio à natureza exuberante, é de tirar o fôlego!



Para quem optar por desembarcar e Munique, há o castelo mais famoso do mundo, Neuschwanstein, em Fussen, a cerca de uma hora ao sul de Munique, quase chegando na Áustria.


Como o Schloss Neuschwanstein é o castelo no qual Walt Disney se inspirou para construir o castelo da Cinderela, muitos turistas o visitam anualmente, a ponto das entradas limitadas se esgotarem rapidamente. Um ponto forte é a organização. Os ingressos são vendidos com horários de entrada pre-determinados, possibilitando aos guias levarem os grupos desde a porta de entrada em visitas guiadas. É imperdível! Não só pela beleza exterior, como pelas histórias de sua construção e vividas pelo Rei Ludwig em seu interior.





segunda-feira, 15 de abril de 2013

Nuremberg - Alemanha

Viajar para a Alemanha é muito fácil para nós, brasileiros. O visto é dispensado, assim como a todos os países do espaço Schengen, a Lufthansa tem vôos diários para Frankfurt partindo de Guarulhos e sempre as tarifas mais baratas para vôos com destino à Europa: cerca de 900 dólares, dependendo da antecedência e período (alta ou baixa estação).



Uma surpresa positiva foi a cidade de Nuremberg. Sempre ouvimos mencionarem essa cidade em filmes sobre os nazistas, mas não se encontra nada em suas ruas ou praças que sequer nos lembre desse triste passado. Há bons hotéis bem ao lado da estação central ferroviária a partir de 50 euros a diária.


Nuremberg, como todas as cidades alemãs é limpa, linda e tudo funciona perfeitamente. Seu centro histórico deve ser acessado por cima de um fosso medieval, já que a cidade era protegida por muros enormes.


Geograficamente, Nuremberg fica localizada em um monte, então quanto mais você sobe, mais perto você chega do centro antigo, um castelo maravilhoso!


Repleta de turistas, como vemos nesta foto, Nuremberg é destino de japoneses... muitos japoneses!


As casinhas antigas são lindas e remetem ao tempo em que a Alemanha vivia a Idade Média.


A praça central oferece bastante espaço, bons restaurantes, muitas lojas de lembranças e um monumento com estátuas pintadas com pó de ouro!










Grécia, o segredo mais bem guardado de quem já foi

Vídeo

Viajar para a Grécia sempre foi motivo de orgulho. Exótica, distante, paradisíaca, caríssima, são adjetivos que se ouve sempre quando o assunto envolve as ilhas gregas.
Após a viagem, todos sempre se limitam a mostrar as fotos e vídeos, sem maiores detalhes sobre a realidade de Santorini, Mikonos e demais destinos gregos.
Pela primeira vez, alguém que visitou as ilhas gregas vai te contar a verdade: só tem pedra!
Pior... não tem água! O que sai da torneira nem sequer é desalinizado! Gastei tubos e tubos de condicionador tentando compensar a salinidade da água do banho.
A situação econômica dos gregos é a pior possível. Isso se reflete no turismo. Prepare-se para pagar verdadeiras fortunas por qualquer coisa, a começar pela água em garrafa.
As fotos realmente são lindas, as paisagens de tirar o fôlego, mas opte por viajar de navio. Após conhecer os pontos turísticos, a segurança e o conforto das cabines não se comparam a qualquer hotel insular.
A Grécia é um exemplo negativo de país que recebeu uma olimpíada e não aproveitou para investir em infra-estrutura, tendo priorizado a construção de estádios e parques esportivos, que hoje estão abandonados e sem uso.
A capital, Atenas, tem uma das maiores lojas Mc Donald´s do mundo, toda decorada com motivos esportivos, mas tomada por mendigos, e repleta de fumantes em seu interior... afasta os turistas.
A região do Parthenon, bem no centro de Atenas, é uma das mais perigosas, com as ruas tomadas por prostitutas e traficantes. É praticamente impossível chegar até lá caminhando e não ser assaltado.
Quando voltei da Grécia, refleti muito sobre o motivo de não terem me dado essas informações antes de ir. A conclusão a que cheguei é que custa tão caro e a decepção é tão grande, que o mito permanece por absoluta vergonha em assumir o ônus do insucesso turístico.

sábado, 13 de abril de 2013

Grotta Azzurra - Ilha de Capri - Italia


A viagem mais fascinante, de maior beleza, magia, de fazer os pelos do braço ficarem arrepiados e lágrimas correrem dos olhos, foi certamente aquela em que, finalmente, consegui entrar na Grotta Azzurra, uma gruta minúscula, na Ilha de Capri.
Para você ter uma ideia da dificuldade, tem de pegar um draghetto (tipo de balsa para passageiros e veículos) no porto de Napoli muito cedo - a viagem leva quase duas horas - torcer para o tempo ajudar, porque se a maré estiver alta ou o mar muito mexido os botes não entram na pequena gruta.


Ao chegar em Capri, a primeira coisa a fazer é correr para a fila do passeio, porque a maré sobe rápido e o serviço é interrompido. Um barco leva até a entrada da gruta. Daí em diante é o salve-se quem puder. Botes para até três pessoas encostam aleatoriamente e portam as pessoas para dentro da gruta, com uma inacreditável confusão de marinheiros discutindo sobre a ordem de entrada, quase chegando ao ponto de se agredirem! 



Para passar pelo buraco na rocha, exatamente da largura e altura do bote, todos deitam no fundo, inclusive o marinheiro, que puxa o bote para dentro por uma corda!!!

Uma vez lá dentro, o espetáculo é indescritível. Tudo escuro, com a luz entrando pela água cor de esmeralda, dando a impressão de que estamos flutuando no etéreo! É uma experiência verdadeiramente mística, que supera qualquer possibilidade de imaginação!



Para completar, o marinheiro passa a cantar bem alto músicas italianas consagradas... SENSACIONAL!

Argentina em maio

A pedido de uma amiga, pesquisei as opções de viagem para Buenos Aires em maio. O feriado do dia do trabalho cai numa quarta, o que viabiliza uma viagem de 4 noites, 5 dias.
A CVC não oferece mais pacotes para esse feriado em seu site. Há pacotes com saída em 19 de maio, a 500 dólares por pessoa com aéreo mais hotel com café da manhã, muito barato!
Se realmente decidir viajar a Buenos Aires daqui a 18 dias, ainda há vôos da Gol e TAM no Decolar.com, por 500 dólares ida e volta, mas as partidas são por volta de cinco da manhã ou à noite. Os retornos também são muito tarde ou muito cedo. Hotéis cinco estrelas em Buenos Aires ainda possuem quartos, a maioria sem café da manhã, por volta de 120 dólares a diária.
Para resumir, um casal gastará o dobro no feriado, em relação a 19 de maio pela CVC.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cuidado ao adquirir passagens aéreas!

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/saiba-como-comprar-passagens-baratas-sem-cair-em-enrrascadas,bc6870c9f99fd310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

St. Tropez




Berço das calças justas e curtas, de cintura baixa, a cidade de St. Tropez é sempre associada às suas praias maravilhosas, lindas mulheres e destino de verão francês.



Porém, há um aspecto histórico fascinante, desconhecido da maioria!




O Massif des Maures, separado do Estérel pelo estreito de Frejus, forma uma ilha de pedras muito antigas, junto às formações geológicas da Provence. Embora tenha sido por dois séculos o ponto de apoio dos sarracenos, seu nome não é originado dos mouros, mas do grego antigo.
Localizada entre Fréjus e Hyéres, os dois extremos da Cote dês Maures, St. TRopez deve seu nome a um oficial romano subordinado a Nero, martirizado em Pisa 68 a.C.: Torpes. Um quadro grande de sua decapitação ainda está exposto na catedral da cidade. O corpo sem cabeça do mártir foi colocado num bote, com um cachorro e um galo e enviado ao mar. Após dezenove dias, o bote chegou ileso ao Golfo de Sambracitan, onde uma senhora crente chamada Celerina proporcionou um enterro decente ao decapitado. A cabeça do santo ainda é venerada em Pisa, mas o corpo foi tomado pela igreja de St. Tropez para salvá-lo dos sarracenos e escondido de forma tão segura que, menos fortunadamente que St. Maximin, nunca mais foi encontrado.

Para maiores informações, visite o site oficial da história de St. Tropez.

A Família Grimaldi conservou uma cidade que recebeu seu nome, a apenas 10 km de St. Tropez, e que possui uma igreja dos templários do século XI, além de uma casa gótica templária na Rue des Templiers. Essa cidade é Grimaud.



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mãos à obra!




Muito bem!
Após um longo período sem postagens, eis que ressurjo das cinzas...
Nestes últimos dez anos ausente dos blogs, viajei muito. Tenho muita coisa para contar pra você!
Para começar, gostaria de desmistificar o conceito de custo de viagem internacional. Há muitas opções mais baratas no exterior do que uma simples reserva para feriado no nordeste brasileiro.
A mais recente descoberta foi Cancun. Os americanos transformaram a costa mexicana de Quintana Roo em um verdadeiro paraíso. É o destino preferido deles para 3 a 4 dias de relax. Há inúmeros resorts all inclusive (onde você não paga nem sequer os drinks maravilhosos), sendo a rede RIU a que oferece as melhores opções.
Só para efeito de comparação, 9 noites em hotel 5 estrelas, all inclusive, alta temporada (Spring Break 2013) 5 restaurantes, boite Pachá, 3 enormes piscinas, spa, quadra de tênis, pé na areia, infra-estrutura para mergulho, bem no centro comercial da cidade, saiu US$ 2.500 o casal!!!
A proposta deste blog é dar dicas de turismo e incentivar o intercâmbio de informações entre viajantes.
Adoraria receber feedback dos leitores!
Forte abraço do amigo
Marcelo